CONHEÇA A EDUCAÇÃO POR PRINCÍPIOS

Educação por princípios

Educação por princípios é uma maneira de ensinar e aprender que coloca a palavra e Deus no coração de cada matéria curricular e ensina o aluno como pensar e Aprender. É um método de educação que libera o potencial do indivíduo, forma caráter cristão, constrói uma erudição asseada numa cosmovisão cristã e habilita líderes servidores.

Princípio significa “fonte ou origem de algo, causa primeira; aquilo do que algo procede; fundamento” são leis naturais de causa e efeito, universais e atemporais.

Princípios direcionam o curso de nossa vida. Ao fazermos escolhas, as consequências serão definidas pelos princípios em que baseamos nossas ações. Raciocinar por Princípios é refletir do interno para o externo, da causa para o efeito.

A fonte mais pura e verdadeira de princípios é a palavra de Deus. Na bíblia encontramos vários tipos de princípios que expressam o caráter e a natureza de Deus e de tudo o que ele criou, como princípios para governar nossa vida e princípios Rudimentares de todas as áreas de conhecimento.

Exercitar princípios bíblicos chaves no processo de ensino e aprendizagem conduz à Formação de padrões de pensamento consistentes com a palavra de Deus.

Ensinar e aprender com uma abordagem de princípios implica buscar a fonte, entender os fundamentos, quais são os princípios rudimentares da área do conhecimento que se está estudando. Apropriar-se deles permite dominar um assunto pela sua base.

SALMOS 127:3 “HERANÇA DO SENHOR SÃO OS FILHOS; O FRUTO DO VENTRE, SEU GALARDÃO.”
ISAÍAS 54:13 “TODOS OS TEUS FILHOS SERÃO ENSINADOS DO SENHOR”

Educação por Princípios não é religião e sim uma ferramenta de transformação!

É comum que as pessoas perguntem sobre a relação da Educação por Princípios com a religião, porém gostaríamos de esclarecer que a Educação por Princípios tem por base os princípios bíblicos e isto não a vincula com uma religião e sim com a pessoa de Jesus Cristo e Sua Palavra. Cremos que a bíblia é a Palavra de Deus, da qual emanam princípios que iluminam todas as áreas do conhecimento e da vida, sendo estes princípios capazes de SER e FAZER a diferença!

ESCOLA EM ALIANÇA COM AS FAMÍLIAS, EDUCANDO GERAÇÕES PARA VENCER OBSTÁCULOS

Esta é a nossa missão enquanto Colégio e este slogan tem por objetivo deixar claro o nosso propósito de atuar como educadores integrais, ou seja, atingir todas as áreas do desenvolvimento humano, tanto no que se refere a formação da pessoa enquanto SER humano, quanto no que se refere a sua capacitação para o seu FAZER profissional.

Educação por Princípios é um método cristão de raciocínio bíblico, que faz das verdades da Palavra de Deus a base de cada assunto no currículo escolar.

A Escritura Sagrada é o principal livro texto da Educação por Princípios, uma vez que esta é uma proposta pedagógica pautada nos ensinos do Mestre dos mestres, Jesus Cristo, e busca extrair os princípios transformadores de Sua prática educativa inserindo-os na educação escolar.

Na Educação por Princípios enfocamos sete princípios bíblicos que norteiam o processo educacional, tendo em vista os objetivos que cada um deles proporciona na formação humana, conforme abaixo segue os sete princípios e seus objetivos:

01 – Princípio do Autogoverno

O governo de si próprio é um diferencial que nos distingue dos animais que apenas seguem instintos. O desenvolvimento  desta habilidade gera em nós o domínio próprio, capacidade dada singularmente ao ser humano, que foi criado a imagem e semelhança de Deus para governá-la e O representar nesta terra.

02 – Princípio da Aliança

Enfoca o valor da união e tem por objetivo fortalecer os vínculos dos relacionamentos, baseados no amor;

03 – Princípio da Individualidade

valoriza a singularidade de cada ser humano com o objetivo de que cada um se perceba como um ser único;

04 – Princípio da Semeadura e Colheita

Trata-se de permitir que se “colham os frutos” de cada atitude semeada, sendo elas positivas ou negativas, promovendo a consciência e responsabilidade por cada escolha que se faz;
05 – Princípio do Caráter
caráter é a marca que identifica a personalidade de cada indivíduo. Uma marca é feita pela pressão de um material com saliências sobre outro que recebe os sinais de sua saliência. A vida nos oferece constantes situações de pressões que servem-nos de oportunidades para superarmos os nossos próprios limites enquanto seres humanos;
06 – Princípio da Mordomia

A palavra mordomia está relacionada ao ato de cuidar de algo que a nós foi confiado, neste sentido utilizamos deste princípio para gerar zelo, responsabilidade e organização quanto aos pertences utilizados em nosso dia a dia;

07 – Princípio da Soberania

Trata-se do reconhecimento da supremacia de Deus sobre todas as coisas. Tem por objetivo desenvolver no aluno o amor e a reverência à Deus, na pessoa de Jesus Cristo.